Avançar para o conteúdo principal

MERCEDES?

NOVA IORQUE II

“A cidade de Nova Iorque compreende cinco distritos no encontro do rio Hudson com o Oceano Atlântico. No centro da cidade fica Manhattan um distrito com alta densidade demográfica que está entre os principais centros comerciais, financeiros e culturais do mundo.

Entre os seus pontos emblemáticos, destacam-se arranha-céus, como o Empire State Building e o enorme Central Park.

O teatro da Broadway fica no meio das luzes  de neon da Times Square.”

Faz agora um ano que contraí a COVID-19 e após uns dias de isolamento em casa fui internado no Hospital de S. João no Porto.

A cidade do Porto, situada no norte de Portugal tem uma área vinte vezes inferior e uma população 40 vezes inferior a Nova Iorque.

Ambas são banhadas pelo Oceano Atlântico e ambas têm ligações de referência com os seus rios – Hudson e Douro.

As comparações entre as duas cidades são meras coincidências e só as faço porque a cidade do Porto, mesmo fora da época de Natal, só tem as luzes de neon de Nova Iorque na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de S. João que fica na freguesia de Paranhos desta cidade.

No meu primeiro texto – NOVA IORQUE- ainda eram as emoções que influenciavam o texto e não  a consciência clara do que tinha acontecido.

Há coisas que hoje mantenho e reafirmo – uma UCI (Unidade de Cuidados Intensivos), como a do HSJ, tem as luzes de Times Square, em menor quantidade, com certeza,  mas de inegável qualidade e valor na defesa da vida através do tratamento das doenças, nomeadamente da COVID-19.

O meu testemunho continua sendo o mesmo no essencial.

Infelizmente a COVID-19 veio para ficar e mesmo com a descoberta das vacinas a situação ainda não está normalizada.

6 dias após  a minha saída do Hospital, (após 13 dias em cuidados intensivos), foram administradas em Portugal as primeiras vacinas (27/12/2020). 

Hoje, decorrido um ano, há portugueses não vacinados e pior do que isso há portugueses que não querem ser vacinados.

Todos nós, todos os dias, desde que nascemos, além das vacinas “obrigatórias”, por razões de saúde pública, tomamos as outras vacinas todas que os nossos interesses pessoais determinavam, desde a frequência de escolas ou até para viajar para o estrangeiro em trabalho ou turismo.

Mas agora não.                                                                                    

Hoje, temos democracia, temos liberdade e por isso tudo o que for obrigatório dizemos NÃO.

E o contágio dos nossos filhos, dos nossos irmãos, dos nossos pais, dos vizinhos e dos nossos colegas de trabalho?

Para isto, também temos democracia e liberdade e podemos dizer SIM. Vacinação obrigatória - SIM.

Haverá casos que os benefícios da vacina serão inferiores aos malefícios que a sua toma possa originar. Para isso os médicos estarão lá para determinar o melhor caminho.

Passados estes meses continuo a ser acompanhado por diversas especialidades do HSJ e tento ajudar com a minha experiência e testemunho todo o estudo necessário para que a pandemia termine.

Finalizo com o meu agradecimento renovado a todos aqueles que contribuíram para que a minha doença fosse debelada e pudesse voltar para junto daqueles que mais amo.

Nenhum político, de qualquer quadrante ideológico, tem a solução mágica para erradicar a pandemia. Os avanços e recuos vão acontecendo por todo o lado e, dentro das possibilidades económicas de cada país, as soluções serão encontradas.

Como também já constatamos e como noutras áreas da vida humana os pobres vão continuar menos ricos e os ricos menos pobres.

Cuidem-se. Protejam-se. Vacinem-se.

No "presépio" deste ano coloquem os burros, as vacas e os NÃO vacinados bem longe do "MENINO" e assim teremos todos um Bom Natal.

Justino Soares

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O MEU DIA DE ANOS

Nove de novembro, dia dos meus anos.  Para mim um dia igual a tantos outros, não fosse o carinho das mensagens, telefonemas e prendas dos que teimam em não cumprir com o meu pedido de não o fazerem. Todos os anos o repetem, porque estão seguros de que não cumprirei a ameaça de não os aceitar.  A este propósito, e com o objetivo de vos dispor bem, vou contar-vos um episódio, digno de uma comédia, vivido há alguns anos atrás, exatamente no dia dos meus anos, e fruto de uma prenda recebida de um grupo de amigas queridas. Nesse ano, as amigas mais chegadas decidiram acarinhar-me com um voucher de um salão de beleza local, que constava de uma “massagem aromática manual de relaxamento profundo”. Encantada com esta oferta, decidi desfrutar dela no mesmo dia. Se assim pensei, melhor o fiz. Dirigi-me ao salão de beleza, e após os cumprimentos iniciais, conduziram-me à sala onde me tratariam e eu sairia revigorada lá para o fim da tarde. Deitei-me na marquesa com as costas voltadas para cima, co

QUANDO PERCEBES QUE NÃO HÁ VOLTA A DAR

 “A Sra. é tal e qual a minha avozinha. Ela não sai de casa sem os seus adereços. É uma querida, mas muito vaidosa”. É com esta frase que uma jovem técnica me presenteia, enquanto aguarda que eu conclua a tarefa desesperada de tirar os brincos e o colar, cujo fecho teima em não abrir. Eu, a paciente que irá fazer uma radiografia dentária. Ela, a técnica que a fará. Eu, uma mulher madura de 66 anos, convencida, até àquela hora, que em nada os aparentava. Ela uma jovem radiante nos seus 20 e poucos anos de idade. Avozinha? Eu, avozinha e mais ainda, vaidosa…   Reparem que não me comparou à sua avó. Fê-lo em relação à sua avozinha, o que para mim corresponde a bisavó.  Não faço qualquer comentário, mas lembro-me imediatamente do que brinquei com a minha amiga Fernanda, mais velha que eu 3 anos, quando me contou que, após completar os 65 anos de idade, tinha ido comprar o passe mensal para o comboio, e ao querer entregar o cartão de cidadão ao funcionário que a atendia, para que fizesse pr

EU E OS MEUS TÉNIS PARA QUASE TODAS AS OCASIÕES

  Preciso de uns ténis para todas as ocasiões, ou quase todas, é um pensamento que me ocorre, especialmente quando, por não os ter, tenho de usar sapatos de salto, que me fazem sofrer horrores nas ocasiões que a isso obrigam. Tenho ténis de várias formas e cores, mas faltam-me os tais. Aqueles que vês nas páginas de publicidade das revistas de moda, e que pensas que, um dia, se puderes, os vais comprar. É então que na minha última viagem a Lisboa, passo por uma sapataria, e vejo em destaque, exatamente os ténis com que venho a sonhar desde há muito. Paro de imediato, e procuro ler o preço que está num talão muito pequenino, como que meio envergonhado, junto do artigo pelo qual já me apaixonei. Por este preço nem pensar, só se estivesse doida, penso eu, e sigo em frente, apesar de a algum custo. Nos dias seguintes e porque o trajeto me faz passar diariamente pela mesma sapataria, vou vendo que eles continuam no mesmo sítio. Lindos de morrer… penso eu todos os dias. Mas, por aquele preço