Avançar para o conteúdo principal

MERCEDES?

O MEU DIA DE ANOS


Nove de novembro, dia dos meus anos.  Para mim um dia igual a tantos outros, não fosse o carinho das mensagens, telefonemas e prendas dos que teimam em não cumprir com o meu pedido de não o fazerem. Todos os anos o repetem, porque estão seguros de que não cumprirei a ameaça de não os aceitar. 

A este propósito, e com o objetivo de vos dispor bem, vou contar-vos um episódio, digno de uma comédia, vivido há alguns anos atrás, exatamente no dia dos meus anos, e fruto de uma prenda recebida de um grupo de amigas queridas.

Nesse ano, as amigas mais chegadas decidiram acarinhar-me com um voucher de um salão de beleza local, que constava de uma “massagem aromática manual de relaxamento profundo”.

Encantada com esta oferta, decidi desfrutar dela no mesmo dia. Se assim pensei, melhor o fiz. Dirigi-me ao salão de beleza, e após os cumprimentos iniciais, conduziram-me à sala onde me tratariam e eu sairia revigorada lá para o fim da tarde.

Deitei-me na marquesa com as costas voltadas para cima, conforme me indicou a massagista, enquanto ela acendia incensos e dispunha os óleos aromáticos com que me trataria, reduzia a luz e ligava o leitor de CD’s que reproduziria uma musica suave, conforme mandavam as regras de relaxamento. Tudo do melhor que possam imaginar. 

Devo dizer-vos, e para melhor entenderem o que vem a seguir, que tenho diagnosticadas, na coluna, umas hérnias “de estimação”, que me impedem de adotar certas posições, sem dor associada. Dito isto, e continuando o meu relato, a massagista iniciou o seu trabalho com todo o empenho e vontade de me agradar. Ao mesmo tempo que procurava desfrutar da massagem, fui percebendo que o cheiro dos incensos e dos óleos que me tinham sido destinados, me estavam a incomodar. No entanto, e para não desgostar a jovem massagista, não me queixei e deixei-a continuar o seu trabalho.

Terminada a massagem e ao tentar levantar-me, não o consegui fazer. Estava como que colada à marquesa, e sem ajuda não o teria conseguido.  A minha coluna “gritava” de cima abaixo, mas estava finalmente concluída a minha “massagem de relaxamento profundo”.

Já sozinha no gabinete, olhei para o espelho e vi-me desfigurada, com os olhos e lábios inchados, resultado da reação aos aromas que impregnavam o ar. Não via a hora de sair para respirar ar puro. Olhei à volta, procurando um assento que me ajudasse a calçar os sapatos, e deparei-me com um pufe que aparentava ser bastante rígido, em frente a um espelho de grandes dimensões, preso numa das paredes da divisão. Ao sentar-me, e porque não contava com a sua brandura, caí para trás e bati na parede. Ouvi um estalo, e percebi que tinha acabado de partir o espelho. Nem queria acreditar no que me estava a acontecer: Fiquei siderada. Só me restavam duas alternativas, fugir dali mesmo sem roupa, ou chamar a proprietária para combinarmos como pagaria o prejuízo. Ela, com toda a doçura que a caracteriza, fartou-se de dizer que o espelho já estava rachado (o que não era verdade) e que inclusivamente já tinha pedido para o virem substituir. Mesmo sabendo que não dizia a verdade, não me restou outra alternativa senão sair e procurar regressar a casa o mais rapidamente possível.

O meu marido, que lá me tinha deixado para uma tarde de relaxe, deparou-se com uma mulher que caminhava com dificuldade, com os olhos e lábios inchadíssimos, e que tinha deixado para trás um rasto de destruição.

Até morrer hei-de sempre rir às gargalhadas ao recordar este dia de anos catastrófico, e por isso mesmo, e porque não abundam os textos com humor, para esquecermos, nem que seja por breves momentos o que de mau assola este mundo, que hoje resolvi partilhá-lo convosco, esperando que se divirtam ao lê-lo, tal como eu me diverti a relembrá-lo. 

Até à próxima. Fiquem bem.

Ana Toste


Comentários

  1. Só tu e as tuas peripécias para me arrancarem umas gargalhadas. Muito obrigada. Precisa mesmo!

    ResponderEliminar
  2. Tive de ler o texto às prestações porque o riso era tanto que as lágrimas respingavam e ficava com os olhos nublados sem conseguir ver. A descrição é tão pormenorizada que eu consegui estar na massagem acompanhar a “desgraça”, desde o seu princípio, meio e fim e ainda no fim a cara do Helio. 🤣😅😂

    ResponderEliminar
  3. Adorei Ana😂😂😂😂! Já há muito que não me ria desta forma. Como te conhece e passamos bons momentos juntas( que tanto adorei) consigo imaginar actua doce massagem 😂😂. Obrigada pela partilha. Um abraço cheio de carinho e amizade. ( Adorei a parte do Hélio 😂😂)

    ResponderEliminar
  4. Ana fartei-me a rir 🤣 parabéns pelo texto, tens o dom da palavra, beijinhos 😘

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

QUANDO PERCEBES QUE NÃO HÁ VOLTA A DAR

 “A Sra. é tal e qual a minha avozinha. Ela não sai de casa sem os seus adereços. É uma querida, mas muito vaidosa”. É com esta frase que uma jovem técnica me presenteia, enquanto aguarda que eu conclua a tarefa desesperada de tirar os brincos e o colar, cujo fecho teima em não abrir. Eu, a paciente que irá fazer uma radiografia dentária. Ela, a técnica que a fará. Eu, uma mulher madura de 66 anos, convencida, até àquela hora, que em nada os aparentava. Ela uma jovem radiante nos seus 20 e poucos anos de idade. Avozinha? Eu, avozinha e mais ainda, vaidosa…   Reparem que não me comparou à sua avó. Fê-lo em relação à sua avozinha, o que para mim corresponde a bisavó.  Não faço qualquer comentário, mas lembro-me imediatamente do que brinquei com a minha amiga Fernanda, mais velha que eu 3 anos, quando me contou que, após completar os 65 anos de idade, tinha ido comprar o passe mensal para o comboio, e ao querer entregar o cartão de cidadão ao funcionário que a atendia, para que fizesse pr

EU E OS MEUS TÉNIS PARA QUASE TODAS AS OCASIÕES

  Preciso de uns ténis para todas as ocasiões, ou quase todas, é um pensamento que me ocorre, especialmente quando, por não os ter, tenho de usar sapatos de salto, que me fazem sofrer horrores nas ocasiões que a isso obrigam. Tenho ténis de várias formas e cores, mas faltam-me os tais. Aqueles que vês nas páginas de publicidade das revistas de moda, e que pensas que, um dia, se puderes, os vais comprar. É então que na minha última viagem a Lisboa, passo por uma sapataria, e vejo em destaque, exatamente os ténis com que venho a sonhar desde há muito. Paro de imediato, e procuro ler o preço que está num talão muito pequenino, como que meio envergonhado, junto do artigo pelo qual já me apaixonei. Por este preço nem pensar, só se estivesse doida, penso eu, e sigo em frente, apesar de a algum custo. Nos dias seguintes e porque o trajeto me faz passar diariamente pela mesma sapataria, vou vendo que eles continuam no mesmo sítio. Lindos de morrer… penso eu todos os dias. Mas, por aquele preço