Avançar para o conteúdo principal

INTERRUPÇÃO NÃO PROGRAMADA

A EVOLUÇÃO PROFISSIONAL


Poderemos dizer que uma das caraterísticas distintivas do ser humano é a vontade de crescer, de evoluir em todas as áreas que constituem a sua vida, como por exemplo, intelectual, moral e profissionalmente.
A realização desta vontade de evoluir acaba por determinar o grau de bem estar de cada um de nós, no conjunto da sociedade em que nos encontramos e tem, indubitavelmente, reflexos no desenvolvimento sócio/económico e no crescimento do nosso País.
Evoluir, contribui afinal para a realização de funções sociológica e economicamente importantes.
A vontade de evoluir profissionalmente de que nos estamos aqui a ocupar, deverá ser uma caraterística de todos nós.
Todo o indivíduo desempenha uma função social, na medida em que contribui, através de uma ação, para a realização dos objetivos da sociedade, para o bem-estar de todos. E, se evoluir profissionalmente significa fazer mais, fazer melhor, ao fazê-lo, estamos a aumentar a nossa contribuição para a sociedade, a melhorar a nossa função social, ao mesmo tempo que nos realizamos pessoal e profissionalmente e aumentamos o nosso próprio bem-estar.
É evidente que cada um de nós possui diferentes capacidades, diferentes vontades, diferentes opções para evoluir, porque uma das caraterísticas do indivíduo, como ser humano é também a de ser diferente de qualquer outro indivíduo.
É importante aqui salientar que todos nós, desde o momento em que finalizamos a nossa formação de base técnica, que nos habilitou a seguir a nossa carreira, qualquer que ela seja, evoluímos.
A nossa experiência pessoal e profissional, faz-nos encarar a nossa profissão de forma diferente e o constante desenvolvimento da sociedade onde estamos inseridos, por força das inovações técnicas e tecnológicas, obriga-nos a aperfeiçoarmo-nos constantemente, logo, a evoluir.
Como todas as pessoas, eu, desde que comecei a trabalhar,  senti necessidade de evoluir  ao longo da minha carreira profissional e, essa evolução natural, na forma de desempenhar a profissão, levou-me a ganhar experiência e a desenvolver capacidades que me permitiram catapultar para uma profissão diferente daquela em que me iniciei, profissionalmente. Permitiu-me ainda assumir novas responsabilidades, dando-me a confiança necessária para enfrentar novos desafios.
Esta semana, vamos lançar, a este propósito, um desafio a quem nos segue. Vamos pedir que nos envie, de forma anónima, ou não, a sua história profissional. Os caminhos que teve de trilhar para chegar onde se encontra hoje.
Deixe-nos conhecer a sua história. A sua Evolução Profissional.

Fique connosco e faça o seu uploading4ever.

Comentários

  1. Eu sinto que tenho uma capacidade incrível, o de nunca me sentir totalmente realizada. :)

    Comecei a minha profissional com 21 anos, num Grupo bastante grande, onde aprendi, cresci, errei, voltei a aprender.

    E pelo destino da vida, fui numa viagem ao desconhecido, o belo país Angolano, com uma Empresa bastante grande. Foi dura a despedida, muito dura, aliás aquela menina nunca tinha saído da sua terra. Chorei, sorri, caí, levantei-me! Mas aprendi tanto, mas tanto!

    Foram anos difíceis, muitas situações me colocaram à prova. Profissionalmente, pessoalmente, mas como acredito que nada é por acaso, tive o privilégio de "alguém" se cruzar no meu caminho profissional, um "ser maravilhoso", e acreditem, há pessoas que são para a vida, aquelas que mesmo não estando presente, estão lá! Essa pessoa está lá!

    Hoje, infelizmente, já não trabalho com ela, mas coloco em tudo o que faço, aquilo que aprendi ao seu lado. "Coloco quanto sou no mínimo que faço".

    Já passaram 10, 11 anos, muitos retrocessos, alguns sucessos, mas ninguém é igual! E quando se diz que ninguém é insubstituível, meus caros! Há gente insubstituível sim!

    Hoje continuo a lutar pelo meu sucesso, acreditem, acho que ainda não cheguei à concretização dos meus sonhos. Talvez, porque quero sempre mais, sou demasiado exigente comigo, eu mesma coloco pressão para fazer mais e melhor.

    Quando não estou bem, procuro a mudança, mas sempre com estabilidade. Faz parte de mim, mas à medida que "envelhecemos" valorizamos a qualidade e não a quantidade!

    Sejam felizes e acalcem os Vossos sonhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Seguidora,
      Muito obrigada por ter aceitado o nosso desafio e por ter partilhado a sua evolução profissional.
      Do que conseguimos percecionar, não terá sido fácil o seu percurso, especialmente porque grande parte do mesmo, foi vivenciado fora do seu País.
      Pensamos que será, sem dúvida, um grande exemplo para os milhares e milhares de jovens que tiveram de emigrar e que seguramente se estarão a rever na sua história de vida profissional.
      O facto de estarmos longe dos que amamos, daqueles que são a “rede” do nosso trapézio da vida, é, sem dúvida alguma, bastante doloroso. É por isso mesmo que quase todas as pessoas que emigram, se tornam muito fortes e conseguem ultrapassar barreiras que, se calhar, no seu próprio País, dificilmente, conseguiriam. Criam defesas, ultrapassam inúmeros obstáculos e suportam sacrifícios incríveis em prol de uma vida melhor para si e para os seus.
      Parabéns pelo exemplo que aqui nos transmitiu.
      Parabéns por pertencer ao rol dos vencedores.
      Deixamos-lhe um agradecimento muito sentido pela coragem que teve em relatar a sua evolução profissional aqui, e convidamo-la a ser parte integrante do nosso Uploading4ever.
      Esperamos pela sua colaboração.
      Tenha uma muito Feliz Páscoa!!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

OLHAR DE FORA PARA DENTRO

Caro leitor,  Pode efetivamente soar estranho quando se diz olha de fora para dentro, mas é exatamente por isso que vou abordar esta visão.  Todos nós olhamos o mundo de dentro para fora com os nossos valores e crenças e preconceitos.  Vim de férias para um sítio onde já fui muito feliz tanto na infância como na minha adolescência. Nada está como era. Nada. Nem as pessoas nem os hábitos nem os sítios.  E obrigou-me a olhar de fora para dentro. E eu como estou? Como mudei? Que dores trago? Que felicidades ganhei ao longo dos anos? Quais as coisas realmente importantes com as quais me devo preocupar?  Ter a capacidade de fazer e melhorar este processo permite que consigamos olhar melhor. Perceber melhor. Sentir melhor.  E por aí? Vamos olhar de fora para dentro e tentar colocarmo-nos no lugar do outro?  Mjsoares

NOVACIONISMO

Uma das minhas ocupações preferidas nos tempos livres é fazer palavras cruzadas ou cruzadexs. Num destes dias apareceu-me a palavra “NOVACIONISMO” que despertou a minha curiosidade por desconhecer por completo o seu significado. Fui investigar e quando dei por mim estava no Século III. NOVACIANO foi papa interino entre São Fabião e São Cornélio. Portanto NOVACIONISMO deriva do nome de Novaciano que foi considerado antipapa e que se opunha à integração dos “renegados” cristãos daquele tempo. A seguir podem ler alguns excertos de textos que encontrei na internet sobre NOVACIANO e NOVACIONISMO. Novaciano Antipapa, de origem oriental, foi para Roma durante o pontificado de São Fabião (236 -250) e ordenado presbítero por este, apesar de contrariar o costume de não se poder ordenar alguém que tinha sido batizado apenas por estar às portas da morte, como terá acontecido a Novaciano algum tempo antes. Esta ordenação resultou do grande apreço que São Fabião tinha pelas qualidades de Novaciano, ...

SOBRE PESSOAS

  Saí da minha rotina durante cinco dias, viajei. Não muito tempo, nem para muito longe, mas durante esse período apreciei pessoas. Não que habitualmente não o faça, mas em férias estamos mais disponíveis, mais atentos, mais predispostos e com menos distrações/ocupações. Apreciei os opostos presentes na postura e nos comportamentos das pessoas, desde a imensa simpatia e disponibilidade da “equipa” do hostel onde fiquei (todos ingleses) que confiam em pleno nos seus hóspedes e transmitem, assim, igualmente essa confiança, bem como noutros locais: cafés, restaurantes, supermercados com agradável atendimento. Cruzei com desconhecidos na rua, que percebendo-nos de malas, na direção da localização dos transportes, nos desejarem boa viagem de regresso. Contudo, encontrei também quem estava ali a “fazer frete” e alguém até a roçar a arrogância ou antipatia (por acaso, chinesa) nesse mesmo tipo de locais. Bem como na rua um ciclista (português que até ostenta a bandeira) com os alforges da...