Avançar para o conteúdo principal

MERCEDES?

A EVOLUÇÃO PROFISSIONAL


Poderemos dizer que uma das caraterísticas distintivas do ser humano é a vontade de crescer, de evoluir em todas as áreas que constituem a sua vida, como por exemplo, intelectual, moral e profissionalmente.
A realização desta vontade de evoluir acaba por determinar o grau de bem estar de cada um de nós, no conjunto da sociedade em que nos encontramos e tem, indubitavelmente, reflexos no desenvolvimento sócio/económico e no crescimento do nosso País.
Evoluir, contribui afinal para a realização de funções sociológica e economicamente importantes.
A vontade de evoluir profissionalmente de que nos estamos aqui a ocupar, deverá ser uma caraterística de todos nós.
Todo o indivíduo desempenha uma função social, na medida em que contribui, através de uma ação, para a realização dos objetivos da sociedade, para o bem-estar de todos. E, se evoluir profissionalmente significa fazer mais, fazer melhor, ao fazê-lo, estamos a aumentar a nossa contribuição para a sociedade, a melhorar a nossa função social, ao mesmo tempo que nos realizamos pessoal e profissionalmente e aumentamos o nosso próprio bem-estar.
É evidente que cada um de nós possui diferentes capacidades, diferentes vontades, diferentes opções para evoluir, porque uma das caraterísticas do indivíduo, como ser humano é também a de ser diferente de qualquer outro indivíduo.
É importante aqui salientar que todos nós, desde o momento em que finalizamos a nossa formação de base técnica, que nos habilitou a seguir a nossa carreira, qualquer que ela seja, evoluímos.
A nossa experiência pessoal e profissional, faz-nos encarar a nossa profissão de forma diferente e o constante desenvolvimento da sociedade onde estamos inseridos, por força das inovações técnicas e tecnológicas, obriga-nos a aperfeiçoarmo-nos constantemente, logo, a evoluir.
Como todas as pessoas, eu, desde que comecei a trabalhar,  senti necessidade de evoluir  ao longo da minha carreira profissional e, essa evolução natural, na forma de desempenhar a profissão, levou-me a ganhar experiência e a desenvolver capacidades que me permitiram catapultar para uma profissão diferente daquela em que me iniciei, profissionalmente. Permitiu-me ainda assumir novas responsabilidades, dando-me a confiança necessária para enfrentar novos desafios.
Esta semana, vamos lançar, a este propósito, um desafio a quem nos segue. Vamos pedir que nos envie, de forma anónima, ou não, a sua história profissional. Os caminhos que teve de trilhar para chegar onde se encontra hoje.
Deixe-nos conhecer a sua história. A sua Evolução Profissional.

Fique connosco e faça o seu uploading4ever.

Comentários

  1. Eu sinto que tenho uma capacidade incrível, o de nunca me sentir totalmente realizada. :)

    Comecei a minha profissional com 21 anos, num Grupo bastante grande, onde aprendi, cresci, errei, voltei a aprender.

    E pelo destino da vida, fui numa viagem ao desconhecido, o belo país Angolano, com uma Empresa bastante grande. Foi dura a despedida, muito dura, aliás aquela menina nunca tinha saído da sua terra. Chorei, sorri, caí, levantei-me! Mas aprendi tanto, mas tanto!

    Foram anos difíceis, muitas situações me colocaram à prova. Profissionalmente, pessoalmente, mas como acredito que nada é por acaso, tive o privilégio de "alguém" se cruzar no meu caminho profissional, um "ser maravilhoso", e acreditem, há pessoas que são para a vida, aquelas que mesmo não estando presente, estão lá! Essa pessoa está lá!

    Hoje, infelizmente, já não trabalho com ela, mas coloco em tudo o que faço, aquilo que aprendi ao seu lado. "Coloco quanto sou no mínimo que faço".

    Já passaram 10, 11 anos, muitos retrocessos, alguns sucessos, mas ninguém é igual! E quando se diz que ninguém é insubstituível, meus caros! Há gente insubstituível sim!

    Hoje continuo a lutar pelo meu sucesso, acreditem, acho que ainda não cheguei à concretização dos meus sonhos. Talvez, porque quero sempre mais, sou demasiado exigente comigo, eu mesma coloco pressão para fazer mais e melhor.

    Quando não estou bem, procuro a mudança, mas sempre com estabilidade. Faz parte de mim, mas à medida que "envelhecemos" valorizamos a qualidade e não a quantidade!

    Sejam felizes e acalcem os Vossos sonhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Seguidora,
      Muito obrigada por ter aceitado o nosso desafio e por ter partilhado a sua evolução profissional.
      Do que conseguimos percecionar, não terá sido fácil o seu percurso, especialmente porque grande parte do mesmo, foi vivenciado fora do seu País.
      Pensamos que será, sem dúvida, um grande exemplo para os milhares e milhares de jovens que tiveram de emigrar e que seguramente se estarão a rever na sua história de vida profissional.
      O facto de estarmos longe dos que amamos, daqueles que são a “rede” do nosso trapézio da vida, é, sem dúvida alguma, bastante doloroso. É por isso mesmo que quase todas as pessoas que emigram, se tornam muito fortes e conseguem ultrapassar barreiras que, se calhar, no seu próprio País, dificilmente, conseguiriam. Criam defesas, ultrapassam inúmeros obstáculos e suportam sacrifícios incríveis em prol de uma vida melhor para si e para os seus.
      Parabéns pelo exemplo que aqui nos transmitiu.
      Parabéns por pertencer ao rol dos vencedores.
      Deixamos-lhe um agradecimento muito sentido pela coragem que teve em relatar a sua evolução profissional aqui, e convidamo-la a ser parte integrante do nosso Uploading4ever.
      Esperamos pela sua colaboração.
      Tenha uma muito Feliz Páscoa!!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O MEU DIA DE ANOS

Nove de novembro, dia dos meus anos.  Para mim um dia igual a tantos outros, não fosse o carinho das mensagens, telefonemas e prendas dos que teimam em não cumprir com o meu pedido de não o fazerem. Todos os anos o repetem, porque estão seguros de que não cumprirei a ameaça de não os aceitar.  A este propósito, e com o objetivo de vos dispor bem, vou contar-vos um episódio, digno de uma comédia, vivido há alguns anos atrás, exatamente no dia dos meus anos, e fruto de uma prenda recebida de um grupo de amigas queridas. Nesse ano, as amigas mais chegadas decidiram acarinhar-me com um voucher de um salão de beleza local, que constava de uma “massagem aromática manual de relaxamento profundo”. Encantada com esta oferta, decidi desfrutar dela no mesmo dia. Se assim pensei, melhor o fiz. Dirigi-me ao salão de beleza, e após os cumprimentos iniciais, conduziram-me à sala onde me tratariam e eu sairia revigorada lá para o fim da tarde. Deitei-me na marquesa com as costas voltadas para cima, co

QUANDO PERCEBES QUE NÃO HÁ VOLTA A DAR

 “A Sra. é tal e qual a minha avozinha. Ela não sai de casa sem os seus adereços. É uma querida, mas muito vaidosa”. É com esta frase que uma jovem técnica me presenteia, enquanto aguarda que eu conclua a tarefa desesperada de tirar os brincos e o colar, cujo fecho teima em não abrir. Eu, a paciente que irá fazer uma radiografia dentária. Ela, a técnica que a fará. Eu, uma mulher madura de 66 anos, convencida, até àquela hora, que em nada os aparentava. Ela uma jovem radiante nos seus 20 e poucos anos de idade. Avozinha? Eu, avozinha e mais ainda, vaidosa…   Reparem que não me comparou à sua avó. Fê-lo em relação à sua avozinha, o que para mim corresponde a bisavó.  Não faço qualquer comentário, mas lembro-me imediatamente do que brinquei com a minha amiga Fernanda, mais velha que eu 3 anos, quando me contou que, após completar os 65 anos de idade, tinha ido comprar o passe mensal para o comboio, e ao querer entregar o cartão de cidadão ao funcionário que a atendia, para que fizesse pr

EU E OS MEUS TÉNIS PARA QUASE TODAS AS OCASIÕES

  Preciso de uns ténis para todas as ocasiões, ou quase todas, é um pensamento que me ocorre, especialmente quando, por não os ter, tenho de usar sapatos de salto, que me fazem sofrer horrores nas ocasiões que a isso obrigam. Tenho ténis de várias formas e cores, mas faltam-me os tais. Aqueles que vês nas páginas de publicidade das revistas de moda, e que pensas que, um dia, se puderes, os vais comprar. É então que na minha última viagem a Lisboa, passo por uma sapataria, e vejo em destaque, exatamente os ténis com que venho a sonhar desde há muito. Paro de imediato, e procuro ler o preço que está num talão muito pequenino, como que meio envergonhado, junto do artigo pelo qual já me apaixonei. Por este preço nem pensar, só se estivesse doida, penso eu, e sigo em frente, apesar de a algum custo. Nos dias seguintes e porque o trajeto me faz passar diariamente pela mesma sapataria, vou vendo que eles continuam no mesmo sítio. Lindos de morrer… penso eu todos os dias. Mas, por aquele preço