Avançar para o conteúdo principal

INTERRUPÇÃO NÃO PROGRAMADA

NOVACIONISMO

Uma das minhas ocupações preferidas nos tempos livres é fazer palavras cruzadas ou cruzadexs.

Num destes dias apareceu-me a palavra “NOVACIONISMO” que despertou a minha curiosidade por desconhecer por completo o seu significado.

Fui investigar e quando dei por mim estava no Século III.

NOVACIANO foi papa interino entre São Fabião e São Cornélio.

Portanto NOVACIONISMO deriva do nome de Novaciano que foi considerado antipapa e que se opunha à integração dos “renegados” cristãos daquele tempo.

A seguir podem ler alguns excertos de textos que encontrei na internet sobre NOVACIANO e NOVACIONISMO.

Novaciano

Antipapa, de origem oriental, foi para Roma durante o pontificado de São Fabião (236 -250) e ordenado presbítero por este, apesar de contrariar o costume de não se poder ordenar alguém que tinha sido batizado apenas por estar às portas da morte, como terá acontecido a Novaciano algum tempo antes.

Esta ordenação resultou do grande apreço que São Fabião tinha pelas qualidades de Novaciano, delegando-lhe depois tarefas de grande responsabilidade, como responder às dúvidas postas por diversas igrejas da Cristandade referentes à disciplina e à doutrina.

Após a morte de Fabião em 250, porque não se elegeu papa durante cerca de um ano devido às perseguições de Décio, Novaciano desempenhou as funções principais, com a esperança de se tornar o sucessor. Contudo, os cristãos preferiram eleger São Cornélio, pela sua clemência para com os que tinham abdicado da doutrina cristã aquando das perseguições e que agora queriam voltar a pertencer à Igreja. A doutrina intransigente preconizada por Novaciano caracterizava-se, entre outras coisas, pela exaltação da castidade, da fidelidade conjugal (mesmo após a morte do cônjuge não se poderia a voltar a casar) e pela proibição da assistência a espetáculos como o circo.

Novaciano tornou-se assim um antipapa, suportado por três bispos.

Escreveu, além de algumas outras, uma obra denominada Sobre a Trindade, que dizia ser o Filho subordinado ao Pai e o Espírito Santo ao Filho, que podia ser considerada herética.

Morreu em plena perseguição de Valeriano, cerca do ano 258, sendo considerado confessor ou mártir. Crê-se que uma sepultura encontrada em 1932 na Via Tiburtina será aquela em que Novaciano foi inumado.

Como referenciar: Novaciano in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-14 12:24:59]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/$novaciano


Novacianismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O novacionismo ou novacianismo foi um movimento durante o cristianismo primitivo formado pelos seguidores de Novaciano e que se recusavam a readmitir em comunhão os lapsi - os cristãos batizados que tinham renegado a sua fé e realizado sacrifícios aos deuses pagãos - durante a perseguição de Décio em 250. Eles foram posteriormente declarados como heréticos.

 

Novacionismo depois de Novaciano

Após a sua morte, os seguidores de Novaciano se espalharam rapidamente e podiam ser encontrados em todas as províncias, em grande quantidade em algumas delas. Eles eram chamados de novacionistas, mas chamavam a si próprios de καθαροι (em grego: "katharoi" - "puritanos"), refletindo o seu desejo de não se misturar com o que consideravam práticas frouxas de uma igreja corrupta. Eles chegaram ao ponto de rebatizar seus próprios convertidos, o que era considerado uma heresia por negar à igreja a possibilidade de conceder a absolvição no caso do lapsi. Eles foram também considerados cismáticos pela igreja antiga por não se submeterem à autoridade do bispo de Roma.

Fora estes pontos, as demais práticas dos novacianos eram idênticas às da Igreja.

Nos séculos IV e V, os donatistas do Norte da África mantiveram uma crença similar sobre os cristãos que renegaram sua fé durante as perseguições. E eles também foram considerados heréticos.


Este texto vem demonstrar-me que por um lado podemos aprender todos os dias algo de novo e que afinal algumas ideias e ideais dos nossos tempos afinal já são demasiado antigas e que por mais voltas que dermos teremos de recorrer sempre aos nossos antepassados.

J. F. Soares

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OLHAR DE FORA PARA DENTRO

Caro leitor,  Pode efetivamente soar estranho quando se diz olha de fora para dentro, mas é exatamente por isso que vou abordar esta visão.  Todos nós olhamos o mundo de dentro para fora com os nossos valores e crenças e preconceitos.  Vim de férias para um sítio onde já fui muito feliz tanto na infância como na minha adolescência. Nada está como era. Nada. Nem as pessoas nem os hábitos nem os sítios.  E obrigou-me a olhar de fora para dentro. E eu como estou? Como mudei? Que dores trago? Que felicidades ganhei ao longo dos anos? Quais as coisas realmente importantes com as quais me devo preocupar?  Ter a capacidade de fazer e melhorar este processo permite que consigamos olhar melhor. Perceber melhor. Sentir melhor.  E por aí? Vamos olhar de fora para dentro e tentar colocarmo-nos no lugar do outro?  Mjsoares

SOBRE PESSOAS

  Saí da minha rotina durante cinco dias, viajei. Não muito tempo, nem para muito longe, mas durante esse período apreciei pessoas. Não que habitualmente não o faça, mas em férias estamos mais disponíveis, mais atentos, mais predispostos e com menos distrações/ocupações. Apreciei os opostos presentes na postura e nos comportamentos das pessoas, desde a imensa simpatia e disponibilidade da “equipa” do hostel onde fiquei (todos ingleses) que confiam em pleno nos seus hóspedes e transmitem, assim, igualmente essa confiança, bem como noutros locais: cafés, restaurantes, supermercados com agradável atendimento. Cruzei com desconhecidos na rua, que percebendo-nos de malas, na direção da localização dos transportes, nos desejarem boa viagem de regresso. Contudo, encontrei também quem estava ali a “fazer frete” e alguém até a roçar a arrogância ou antipatia (por acaso, chinesa) nesse mesmo tipo de locais. Bem como na rua um ciclista (português que até ostenta a bandeira) com os alforges da...