É verdade, o Verão chegou ao fim em Cristelo. Não estou a falar em nada de científico, nem estou a pensar no equinócio do Outono.
Não, também não é nenhuma maldição ,mas em Cristelo o Verão terminou. Terminou este ano mas para o ano haverá mais para todos aqueles que o puderem constatar.
Em Julho e Agosto existe alegria , conversas em voz alta, a língua francesa passa a ser a 2ª língua mais falada, mais ou menos bem falada porque os franceses são muito zelosos da correcção da sua língua, as casas enchem-se de gente, muitas crianças, muito namorico escondido ou às escâncaras. O consumo do carvão tem um incremento brutal pois os churrascos têm muito uso, e a carne de porco e as sardinhas são rainhas.
Enfim, a alegria assenta em pilares muito conhecidos .
Ultimamente temos assistido ao crescimento do turismo, em Cristelo assente no AL (alojamento local).
Pequenas unidades, criadas com muito amor por pessoas empreendedoras da terra e outras construídas por pessoas que veem oportunidades de negócio em Cristelo. Claro que a freguesia de Cristelo , a antiga freguesia de Cristelo iria contribuir para a rapidez dos processos mas há coisas que não voltam atrás.
Há dias perguntaram-me onde poderia encontrar uma oficina automóvel. Também me poderiam ter perguntado onde encontrar um restaurante, ou uma farmácia, ou então uma escola que lecione o 1º ciclo do Ensino Básico. As repostas seriam invariavelmente a mesma, não há, mas a escola já houve e o edifício está agora a ser desmantelado.
Portanto o Verão chegou ao fim em Cristelo porque os seus naturais regressaram aos países que lhes garantem o sustento.
Estes naturais não foram substituídos pela 2ª habitação. Ninguém vê os ocupantes de empreendimentos de 2ª habitação. Estão no seu interior e ,quando querem sair vão de carro.
Vão de carro porque não encontram o que precisam em Cristelo . Por isso o Verão este ano terminou. Para o próximo ano, em Julho e Agosto, haverá mais.
Eduardo Freitas
Comentários
Enviar um comentário