No final de uma palestra sobre saúde na Universidade de Stanford, o palestrante apontou, entre outras coisas, que os estudos mostram que uma das melhores coisas que um homem pode fazer pela sua saúde é casar-se: o casamento aumenta a longevidade e o bem-estar pessoal do homem.
Questionado sobre a saúde da mulher, o palestrante apontou um dado surpreendente: ao invés do casamento a mulher precisa cultivar os seus relacionamentos com as amigas!
Essa declaração provocou risos na plateia, mas o professor fundamentou o facto de modo muito sério.
Os estudos realizados mostram que as mulheres se conectam de maneira diferente dos homens e fornecem outros sistemas de apoio que as ajudam a lidar com experiências stressantes e difíceis nas suas vidas.
"Tempo com Amigas" é muito significativo ao nível fisiológico: ajuda a produzir mais serotonina (neurotransmissor) que auxilia no combate à depressão e cria um sentimento geral de bem-estar. As mulheres tendem a partilhar os seus sentimentos, enquanto os homens geralmente se conectam em torno de tarefas. Eles raramente se sentam com um amigo, falando sobre como se sentem sobre algo, ou como está a sua vida pessoal. Falam de trabalho, desporto, carros, mulheres, etc. mas dos seus sentimentos, raramente...
As mulheres fazem isso o tempo todo. Elas partilham sentimentos e emoções das profundezas das suas almas com as suas amigas, e parece que isso realmente contribui para a sua própria saúde.
O conferencista acrescentou, ressaltando que o "tempo gasto" com amigas é tão importante para a saúde das mulheres como correr ou fazer ginástica.
De facto, há uma tendência (errónea) de pensar que quando nos envolvemos com alguma atividade física estamos a fazer algo de bom para o nosso corpo, enquanto que quando conversamos com as nossas amigas, "desperdiçamos" o tempo em vez de fazer algo mais produtivo.
O orador salientou que não manter relacionamentos de qualidade com outras pessoas prejudica tanto a nossa saúde física como o fumo!
Portanto, cada vez que nós (as mulheres, é claro) nos sentarmos para conversar com uma amiga, estamos a fazer algo muito benéfico para a nossa saúde.
Então... "Tchim-Tchim" ao café, chá, suco, ESPUMANTE etc. com as amigas!...
Um dia, todos nós nos iremos separar, sentiremos saudades de todas as conversas deitadas fora, dos sonhos que tivemos! Os dias vão passar, meses, anos, até esses contactos se tornarem cada vez mais raros... Um dia, os nossos filhos verão aquelas fotos e perguntarão.. Quem são essas pessoas? A saudade vai bater e com os olhos cheios de lágrimas eu direi: FOI COM ELAS QUE VIVI OS MELHORES MOMENTOS DA MINHA VIDA.
Ana Toste
Comentários
Enviar um comentário