Muito se fala hoje de Inteligência Artificial, aliás já lidamos com isto no nosso dia-a-dia, embora ainda numa pequena escala.
Mas, para mim, é assustador!
Estamos a educar crianças para serem automatos? Para viverem numa realidade virtual?
Pode ser aplicável no chamado mundo evoluído e no restante? Onde a fome e a miséria já são incontroláveis, o vai acontecer?
Estaremos a transformar o planeta Terra num espaço de ficção cientifica?..
As máquinas cada vez mais estão a tomar o lugar do indivíduo; as previsões dizem que até 2050 as pessoas não serão desempregadas mas sim impregaveis, inúteis, por terem sido substituídas pela IA!
O que lhes vai então acontecer? Em que se vão ocupar? Qual será a sua fonte de rendimento?
O historiador Yuval Noah Hakari fala em ocupação ancestral para os indivíduos não empregáveis, ou seja, voltarão às actividades existentes nos séculos A.C.onde a maioria da população “letrada” se dedicava principalmente a religião.
Mas eu pergunto: como se poderão desenvolver teorias religiosas no meio de drenes, robôs e outras máquinas que tal?
Estamos no ano de 2024 a lutar por melhorias salariais, igualdade de géneros, construindo uma sociedade mais justa e equalizaria para que daqui a 30 anos não haja salários?...
E as pessoas desempregadas vivem como??
O historiador que citei atrás coloca a hipótese de o estado criar uma renda alimentada pela produtividade das máquinas, mas então será incrementado o subsídio!! Mais ainda?!!
As nossas crianças que estão hoje na escola das primeiras letras, o que irão ser daqui a 30 anos? Inúteis??
Se analisarmos a vida atual, já nos deparamos diariamente com esta IA: gerimos o nosso dinheiro no Homebaking ou na App do banco, fazemos depósitos no Caixabaking ( em algumas dependências bancárias já não há o caixa), pagamos as contas por MB, DD ou MBway; no supermercado temos as caixas self-service para registo e pagamento das compras; circulamos em auto-estradas pagas debaixo de pórticos onde a caixinha da Via Verde faz pihhhh!! ( os portageiros foram banidos).
Os nossos alunos têm um cartão magnético para entrar na escola, que também é carregado em € pela conta bancária dos pais e assim pagam o almoço, a papelaria, a garrafa de água no bar da escola.
Estes são apenas alguns exemplos do confronto entre o Homem e a máquina, tantos outros existem no nosso dia-a-dia.
E tudo isto se vai passando no apelidado mundo evoluído mas...e no resto do mundo?
Continuaremos a ver, passivamente, nações a destruir outras nações, povos sem teto a morrer exilados, porque máquinas de guerra lhes destruíram as casas, as escolas, os hospitais...
Alguns leitores dirão comigo: não vou cá estar para ver, a minha idade daqui a 30 anos já não será viva; pois certamente não mas os nossos netos? Estamos a transmitir-lhes cultura, educação, conhecimento, valores para a sua/deles formação como pessoas, humanos, para amanhã serem impregáveis, inúteis, viverem de subsídio do estado???
E agora pergunto eu: e onde fica o amor?? Onde ficam os afetos?? Os sentimentos??
Em resumo, como fica a HUMANIDADE??
Cristina Pestana
Comentários
Enviar um comentário