Escolhi estas imagens deste Presépio em particular, pela mensagem que Machado de Castro quis transmitir, neste que é o mais antigo da cidade do Porto.
As diferentes famílias que aqui se encontram representadas, diria até uma representação muito vanguardista à época, feita por encomenda para honrar a figura de S. José e para a igreja do mesmo nome.
Estas famílias, que tão bem representa as nossas, tão parecidas com estas novas famílias que fomos criando e tão díspares umas das outras, mas em que há um elemento comum, o Amor que existe entre cada uma delas que liga as pessoas que as formam, mesmo quando dentro de cada uma possa nem sempre haver concordância em tudo.
Aqui neste singular, porque único e distinto Presépio o Amor que une cada diferente agregado familiar é a mensagem mais importante do que a representação central, porque esta aqui é só a partida para todo resto, a Família de cada um de nós com as suas idiossincrasias.
Podia falar dos outros aspetos que o tornam diferente, como os quatro Reis Magos, afinal, estamos na quadra deles, mas este será um dos muitos motivos para o visitarem e ouvirem a explicação que é dada por quem cuida deste legado aberto à cidade.
Este presépio encontra-se na igreja de S. José das Taipas.
Fernanda Drumond
Comentários
Enviar um comentário