Estamos sensivelmente a meio do mês de Janeiro do ano de 2024. Desde muito pequena que me lembro de ouvir dizer que este era o mês mais longo do ano.
Achava muito estranho e perguntava porquê? A resposta era quase sempre a mesma, vinda inclusive, de pessoas diferentes: “Este mês de Janeiro parece que nunca mais acaba pois em Dezembro houve despesas imensas. Foi o Natal, foram os presentes, foram os aniversários. Enfim, um gigante número de gastos”.
Mas afinal porque procedemos assim, se sabemos de antemão qual o resultado de alguns dos nossos excessos? Temos necessidade de demonstrar o nosso afeto ou outro sentimento qualquer, embrulhado em papel bonito, metalizado e com um, lindo laçarote?
Eu sou das pessoas que vai fazendo as suas compras de Natal ao longo do ano, exatamente para evitar um Janeiro tão longo e para evitar igualmente a azáfama enorme que se vive, nessa época, nos centro comerciais e as longos filas para pagar.
Vou comprando, vou etiquetando, vou guardando. No início de Dezembro, vou recuperar todas as compras e vou, uma a uma, imaginando a face e sobretudo os olhos de quem a vai receber.
Não posso deixar de dizer que nalguns casos, tenho uma enorme deceção…
Falando sobre este assunto, com uma pessoa que tem sensivelmente a minha idade, ela disse-me que já há uns anos que não compra nada para ninguém. Dá dinheiro! Assim, cada pessoa compra o que quer e já está!!!
Eu não fui habituada assim. Para mim, receber algo de alguém, é já um gesto de amor. A pessoa lembrou-se de mim em algum momento e resolveu presentear-me. Desembrulho com cuidado e saboreio o momento.
As pessoas atualmente estão “programadas” para trocar o que não lhes agrada. Estão “programadas” para usar e deitar fora. Estão “programadas” para usar marcas de luxo. Estão “programadas” para receber, receber, receber. Mas agora pergunto eu:
Onde ficam as memórias?
Já não temos valor emocional? Já só existe o valor material?
Que sociedade temos TODOS vindo a construir?
M.S.
Que maravilha amiga reseber tudo o que venha de ti pois vê se que é dado de coração ♥ é assim que o sinto .
ResponderEliminar