Ser velho não é uma fatalidade. Ser velho é ser experiente!
Nós, os chamados velhos, durante a nossa vida fomos contribuindo para um País melhor. Fomos uma fonte de rendimento para a sociedade e muitos de nós, ainda estamos cheios de garra, humildade e vontade de dar o seu contributo, assim as entidades competentes (Estado, Autarquias, Instituições e Empresas) o desejem.
Foi pegando nestas palavras que há uns anos me lembrei da hipótese de se articular a eventual participação dos mais velhos no início de carreira dos mais jovens. Escusado será dizer que todas as pessoas a quem me dirigi, apesar de acharem uma excelente ideia, não a validaram, nem a puseram em prática.
Persistente como sou, decidi “voltar à carga”! Seriamos uma espécie de Business Angels profissionais. Estaríamos lá para apoiar os mais jovens e passar o nosso testemunho gradualmente. Estaríamos presentes, em situações do dia a dia, estaríamos presentes nas reuniões, para com o nosso bom senso e fonte inesgotável de experiência, partilharmos com os nossos jovens, momentos que os ajudassem a percecionar a importância do SER, do ESTAR e do AGIR, evitando ainda eventuais lapsos fruto da imaturidade e inexperiência. Há coisas que ainda não se aprendem nas universidades.
Os jovens, trazem consigo sangue novo e outro saber. Nós os seniores, aportamos uma bagagem cheia de experiências, vivências e até conhecimentos que voltam a estar na moda.
Estamos no entardecer da vida mas conseguimos, se nos deixarem, impulsionar, a economia e conseguimos dar credibilidade a inúmeros projetos que força da inexperiência e arrogância de alguns, acabam por cair por terra.
Importante será realçar que com este projeto Business Angels, não se pretende tirar o lugar aos mais novos. Pelo contrário, pretende-se dar confiança, experiência, transmitir segurança de tal forma que misturando as nossas duas “forças” se consiga uma sociedade melhor, mais justa, mais informada e onde o bom senso estará praticamente sempre presente.
Não prescindam de nós!!!
MVF
Comentários
Enviar um comentário