Terminei de ver há dias a série The Crown na Plataforma Netflix pela segunda vez. E podem estar a perguntar-se: mas que interesse tem ver a história floreada em torno da monarca que reinou mais tempo na história da Grã-Bretanha?
Pois bem, para entender o nosso presente é preciso entender a “nossa” história. Não que ela seja nossa mas porque faz parte do nosso Mundo. E não é assim um pouco por todo o lado? Não vos causa fascínio ver ruínas? Não são de espanto as pirâmides no Egipto? E os caminhos subterrâneos no Porto?
Pois bem, há hábitos quotidianos que surgem desde a antiguidade: as senhoras tendem a arranjar-se quando há um evento social, tendemos a preparar a mesa com comida conforme algumas tradições a que estamos tão habituados… as tradições do São João, do São Pedro, da missa do Galo no Natal.
E que linda é a História. História da Medicina, História dos Caminhos de Ferro, História e mais Histórias. E cada um também tem a sua. E não pode ser apenas narrada a história de cada um nestes 3 pontos: nasci, vivi e morri. Há mais e tanto mais que isto. Quem escreve um livro, quem tem descendência, quem planta uma árvore faz história… o livro fica eternizado nas páginas e encadernação, o filho transmite o nosso Código genético, a árvore poderá dar frutos e sombra e permanecer viva durante gerações. E não é história? Claro que sim, senão os brasões colocados nos portões de nada serviriam!
Debrucem-se pelas histórias que vos contam e de que vão tomando conhecimento e aí entenderão bem melhor hábitos e costumes.
Qual a história que mais gostaram até hoje? E de que modo vos influenciou? Deu-vos perceção das razões de alguns comportamentos deste ou daquele?
Ai tantas histórias terei eu para contar! E vocês?
Mjsoares
26-04-2023
Comentários
Enviar um comentário