Cada um de nós já questionou em algum momento quais as direções para um destino, já questionou indicações de uso de algum equipamento, questionou o modo de preparação de uma receita. Pois bem, há indicações que nos são fornecidas sem questionarmos!
Falo de um tema tão importante e tão relevante na nossa vida que, por vezes, nem nos damos conta e pensamos: está bem, está! Indicações médicas!
As indicações médicas devem ser sempre dadas por um profissional competente para o assunto: quando fazemos um curativo, decerto um/a enfermeiro/a deverá ser o profissional mais competente para o fazer; quando há uma prescrição de um antibiótico, a indicação do médico e do farmacêutico são importantes para as pessoas perceberem o motivo da sua toma até ao final; num tratamento termal, o médico das termas deverá ser a pessoa que nos elucida acerca dos cuidados antes, durante e após a duração do tratamento; num procedimento cirúrgico, o médico operador deverá ser (juntamente com a sua vasta equipa) o portador destas preciosas indicações. E porquê?
Os profissionais de qualquer área, são os peritos do tema. Ou porque possuem experiência pela prática ou porque tiveram formação especifica, profissional ou académica para poderem transmitir os seus saberes.
Quando abordo as questões da saúde, é porque é a área mais essencial (além da alimentação e do descanso) na nossa vida. Quantas vezes ouvimos “o tratamento não deu resultado!”; “o médico até me deu as indicações, mas era tudo muito confuso!”.
As indicações dadas são para ser seguidas à risca. A prescrição da medicação deve ser seguida em conformidade com a necessidade e as características do medicamento. Os tratamentos ou o descanso devem ser respeitados. Por mera sorte, quando estas indicações não são seguidas até pode ser que tudo corra bem. Não raras vezes, não é o que acontece. A doença piora, os procedimentos não resultam, as pessoas não melhoram e acusam os profissionais das falhas.
Cumpram as indicações. As doses. A periodicidade. As terapêuticas. Os exercícios. O nosso corpo é apenas um e temos que cuidar bem dele. Por nós e pelos outros.
Sejamos agentes de saúde ativa.
mjsoares
Comentários
Enviar um comentário