Em 2020, o meu marido e eu, não fomos como é habitual, a Penafiel, durante as festas a S. Martinho. A pandemia não o permitiu.
Assim, este ano estamos muito ansiosos à espera do próximo sábado dia 13 para ir passear, fazer compras, almoçar, enfim passar um dia bem divertido. Sempre com máscara na cara e gel na carteira.
Vale mesmo a pena ir a Penafiel.
Logo pela manhã vamos percorrer a imensa feira onde se pode comprar de tudo. A principal avenida da cidade fica cortada ao trânsito devido à grande quantidade de feirantes que enchem os passeios. Além disso há, por toda a cidade, as habituais lojas onde se perde a cabeça. Seja roupa, calçado, jóias, loiças, atoalhados e tantas outras coisas.
Quando chega a hora do almoço torna-se difícil conseguir lugar num restaurante mas com paciência lá vamos encontrando. Come-se tão bem em Penafiel. Confesso que não há tranquilidade na refeição por haver imensa gente à espera de mesa mas, enfim faz parte da festa. Em qualquer canto há vendedores de castanhas assadas.
Sente-se por todo o lado o cheirinho às castanhas e o ar fica impregnado do fumo dos fogareiros. É tão aconchegante a sensação de sentir isso tudo quando está a tarde a acabar, o sol a desaparecer e o frio a apertar.
Numa determinada zona da cidade fica um grande recinto onde está montada a outra face da festa. Barraquinhas de comes e bebes. Mais castanhas. E vinho servido em canecas ou tigelas compradas previamente por lá com direito a umas senhas para ir enchendo cada vez que ficam vazias. Há vinho novo e outros vinhos, é só escolher. Bifanas, pregos, pão com chouriço, sandes de leitão, etc etc etc. É a loucura total.
Ao fim do dia os pés doem mas não importa. Passou-se um dia que não esquece. Ainda bem que está bom tempo porque houve um ano em que chovia tanto que foi difícil andar por lá.
Vale a pena ir a Penafiel no S. Martinho. E não só. Afinal é o verão de S. Martinho.
Ao ler esta publicação, apetece ir ao São Martinho todos os dias! Também eu fui a esta festa no domingo dia 14 e de facto, é maravilhoso! A comida é fantástica e o o vinho nem se fala! Esteve tão bom a nível de clima e de sol que só se podia andar com roupa fresca!
ResponderEliminarPor outro lado, vi que as pessoas pensam que voltaram à total normalidade pré-COVID! Poucas máscaras, sem possibilidade de distanciamento. De facto é que estamos ainda em pandemia e a subir!
Vamos tentar parar isto de vez, para que possamos ter Natal e novamente São Martinho para o ano que vem!