Avançar para o conteúdo principal

MERCEDES?


 Afinal o que é “ter Fé”?

No evangelho, diz-nos Deus em Romanos 10:17 que “a Fé vem pelo ouvir e, o ouvir pela palavra”, o que pressupõe de imediato que a Fé nos chega através de pregação com base na palavra de Deus ou, através da sua leitura.

Percebemos aqui que, para além de a Fé vir de Deus, ela não se vê. Ela adquire-se!

Ela é, como nos diz Hebreus 11:1 “ a certeza das coisas que se esperam e, a garantia das coisas que não se vêm”

Muito resumidamente no nosso dia-a-dia nós exercitamo-la muitas vezes, basta para isso pensarmos que ela é a certeza das coisas que desejamos e/ou esperamos.

Dizemos muitas vezes “Deus queira que seja possível conseguir apanhar o autocarro” ou, até mesmo “gostava tanto de conseguir mudar de carro”, “será que vou poder chegar a tempo de ver os miúdos acordados?” 

Meus queridos, inconsciente ou, conscientemente, todos de uma forma ou de outra, exercitamos a fé! Mas, ela não é só a certeza das coisas que desejamos, ela é também a garantia daquilo que não controlamos. 

Então, ter Fé é acreditar naquilo que não vemos?

Exactamente! Ter Fé com base na palavra de Deus é fundamentar a nossa crença, desígnio, sabendo que mesmo não vendo, se for esse o propósito de Deus, realizar-se-á (I).

(I)“Mas aquele que pede deve pedir com fé, sem duvidar. Aquele que duvida é como as ondas do mar, levadas pelo vento” Tiago 1:6

Seja qual for o nosso plano, pede com Fé!

Para falarmos de Fé poderíamos estar horas, dias até que, sempre haveria algo para dizer ou experiência para partilhar porque quando provamos desta forma de amor, vemos que para além de ser tremenda, é infindável. 

Na verdade queria muito partilhar que a Fé, embora não se veja, não é uma coisa vã. Tê-la de uma forma consciente, permite-nos ser perseverantes em relação a tudo. (II)

(II) “Pois, sabem que uma fé assim provada dá como fruto a perseverança” Tiago 1:3 

Ter Fé é ter a esperança e a confiança que, se Deus nos amou primeiro, morrendo por cada um de nós, como não nos dará também todas as outras coisas!? Deus pode fazer milagres, Deus tem o poder para conceder até aquilo que parecia impossível aos nossos olhos. (III)

(III) “Deus amou de tal modo o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crer não se perca, mas tenha a vida eterna! João 3:16

Mas, ter Fé por si só é também um exercício de resiliência. Nem tudo nos poderá ser dado, nem tudo alcançaremos pelo menos não talvez da forma como gostaríamos, mas ter Fé é a certeza que a promessa de Deus é uma só e que, a quem prometeu nunca faltou e, a “recompensa” chegará com amor, sem que nada nos venha a faltar. (IV)

(IV) “Foi pela Fé que Noé acreditou no aviso de Deus a respeito das coisas que ainda se não viam e construiu uma arca para salvar a sua família. Deste modo, condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que se baseia na fé” Hebreus 11:7

Viver por Fé é o mais gratificante, mas também, sem dúvida, o mais desafiante caminho. A diferença? É, a certeza da Vitória! (V)

(V) “É por isso que sentem alegria, embora seja necessário por algum tempo sofrerem diversas provações. Elas servem para pôr à prova o valor da vossa fé. Até o ouro, que pode ser destruído, é posto à prova de fogo.” 1 Pedro 1:6-7

Para terminar, do mais sincero que vos posso transmitir…

“Estejam firmes na fé, resistam-lhe e saibam que os outros crentes espalhados pelo mundo passam pelos mesmos sofrimentos. Mas depois de terem sofrido por um pouco de tempo, Deus, fonte de toda a graça, que vos chamou a tomar parte na sua glória, vos dará a perfeição e vos tornará firmes e fortes”

Com amor,

Irina Cardoso

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O MEU DIA DE ANOS

Nove de novembro, dia dos meus anos.  Para mim um dia igual a tantos outros, não fosse o carinho das mensagens, telefonemas e prendas dos que teimam em não cumprir com o meu pedido de não o fazerem. Todos os anos o repetem, porque estão seguros de que não cumprirei a ameaça de não os aceitar.  A este propósito, e com o objetivo de vos dispor bem, vou contar-vos um episódio, digno de uma comédia, vivido há alguns anos atrás, exatamente no dia dos meus anos, e fruto de uma prenda recebida de um grupo de amigas queridas. Nesse ano, as amigas mais chegadas decidiram acarinhar-me com um voucher de um salão de beleza local, que constava de uma “massagem aromática manual de relaxamento profundo”. Encantada com esta oferta, decidi desfrutar dela no mesmo dia. Se assim pensei, melhor o fiz. Dirigi-me ao salão de beleza, e após os cumprimentos iniciais, conduziram-me à sala onde me tratariam e eu sairia revigorada lá para o fim da tarde. Deitei-me na marquesa com as costas voltadas para cima, co

QUANDO PERCEBES QUE NÃO HÁ VOLTA A DAR

 “A Sra. é tal e qual a minha avozinha. Ela não sai de casa sem os seus adereços. É uma querida, mas muito vaidosa”. É com esta frase que uma jovem técnica me presenteia, enquanto aguarda que eu conclua a tarefa desesperada de tirar os brincos e o colar, cujo fecho teima em não abrir. Eu, a paciente que irá fazer uma radiografia dentária. Ela, a técnica que a fará. Eu, uma mulher madura de 66 anos, convencida, até àquela hora, que em nada os aparentava. Ela uma jovem radiante nos seus 20 e poucos anos de idade. Avozinha? Eu, avozinha e mais ainda, vaidosa…   Reparem que não me comparou à sua avó. Fê-lo em relação à sua avozinha, o que para mim corresponde a bisavó.  Não faço qualquer comentário, mas lembro-me imediatamente do que brinquei com a minha amiga Fernanda, mais velha que eu 3 anos, quando me contou que, após completar os 65 anos de idade, tinha ido comprar o passe mensal para o comboio, e ao querer entregar o cartão de cidadão ao funcionário que a atendia, para que fizesse pr

EU E OS MEUS TÉNIS PARA QUASE TODAS AS OCASIÕES

  Preciso de uns ténis para todas as ocasiões, ou quase todas, é um pensamento que me ocorre, especialmente quando, por não os ter, tenho de usar sapatos de salto, que me fazem sofrer horrores nas ocasiões que a isso obrigam. Tenho ténis de várias formas e cores, mas faltam-me os tais. Aqueles que vês nas páginas de publicidade das revistas de moda, e que pensas que, um dia, se puderes, os vais comprar. É então que na minha última viagem a Lisboa, passo por uma sapataria, e vejo em destaque, exatamente os ténis com que venho a sonhar desde há muito. Paro de imediato, e procuro ler o preço que está num talão muito pequenino, como que meio envergonhado, junto do artigo pelo qual já me apaixonei. Por este preço nem pensar, só se estivesse doida, penso eu, e sigo em frente, apesar de a algum custo. Nos dias seguintes e porque o trajeto me faz passar diariamente pela mesma sapataria, vou vendo que eles continuam no mesmo sítio. Lindos de morrer… penso eu todos os dias. Mas, por aquele preço