Avançar para o conteúdo principal

MERCEDES?

DAR TUDO, É UM BOM COMEÇO PARA FICARMOS SEM NADA

Não sei bem dizer a que propósito a frase “Dar tudo, é um bom começo para ficarmos sem nada,” me assalta neste momento e qual a ligação que virá a ser feita com a notícia que estou a ouvir. "Parece irreal". 
Sempre fui ouvindo ao longo da minha vida que “quanto mais damos mais temos” e agora deparo-me com esta frase que na minha mente, não para de fazer eco.
O amor incondicional, a dedicação, a disponibilidade, o empenho, a entrega na sua globalidade, vai criando no outro, não um processo de gratidão e reconhecimento, mas sim, uma espécie de enjoo!!! Sem ser preciso dizer muito, reconhece-se que mesmo em modo “mudo”, a simples presença, de alguma forma, chega a incomodar. É estar ao nosso lado, incompleto.
Há momentos que nem sabemos bem o que fazer. Passa-nos pela cabeça, abandonar tudo e desaparecer. Sim, desaparecer sem deixar rasto, para que finalmente a nossa ausência possa começar a ser sentida pela pessoa a quem, sem hesitação, tudo dedicamos. Contudo, não sei bem explicar a razão, voltamos ao modo inicial e achamos que todos estes pensamentos não são mais do que uma grande patetice. 
Como poderia eu fazer-te isto, num momento em que tanto necessitas? Sim, necessitas e sabes disso, embora nunca tenhas tido para mim uma palavra de reconhecimento. 
Ah, minto! Nestes meses todos, ouvi-te dizer ao telefone, uma vez “isto sem ela, teria sido mais difícil”. Deduzi de imediato, que estariam a falar de mim.
Também estou segura de que se eu decidisse ausentar-me, neste momento, e, se sentisse da tua parte que precisavas de mim, eu viria a correr, sem hesitar, sem pedir explicações e sem cobrar, e então perguntar-me-ia: - De que serviu toda esta situação? De certeza que iria ficar muito zangada comigo própria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O MEU DIA DE ANOS

Nove de novembro, dia dos meus anos.  Para mim um dia igual a tantos outros, não fosse o carinho das mensagens, telefonemas e prendas dos que teimam em não cumprir com o meu pedido de não o fazerem. Todos os anos o repetem, porque estão seguros de que não cumprirei a ameaça de não os aceitar.  A este propósito, e com o objetivo de vos dispor bem, vou contar-vos um episódio, digno de uma comédia, vivido há alguns anos atrás, exatamente no dia dos meus anos, e fruto de uma prenda recebida de um grupo de amigas queridas. Nesse ano, as amigas mais chegadas decidiram acarinhar-me com um voucher de um salão de beleza local, que constava de uma “massagem aromática manual de relaxamento profundo”. Encantada com esta oferta, decidi desfrutar dela no mesmo dia. Se assim pensei, melhor o fiz. Dirigi-me ao salão de beleza, e após os cumprimentos iniciais, conduziram-me à sala onde me tratariam e eu sairia revigorada lá para o fim da tarde. Deitei-me na marquesa com as costas voltadas para cima, co

QUANDO PERCEBES QUE NÃO HÁ VOLTA A DAR

 “A Sra. é tal e qual a minha avozinha. Ela não sai de casa sem os seus adereços. É uma querida, mas muito vaidosa”. É com esta frase que uma jovem técnica me presenteia, enquanto aguarda que eu conclua a tarefa desesperada de tirar os brincos e o colar, cujo fecho teima em não abrir. Eu, a paciente que irá fazer uma radiografia dentária. Ela, a técnica que a fará. Eu, uma mulher madura de 66 anos, convencida, até àquela hora, que em nada os aparentava. Ela uma jovem radiante nos seus 20 e poucos anos de idade. Avozinha? Eu, avozinha e mais ainda, vaidosa…   Reparem que não me comparou à sua avó. Fê-lo em relação à sua avozinha, o que para mim corresponde a bisavó.  Não faço qualquer comentário, mas lembro-me imediatamente do que brinquei com a minha amiga Fernanda, mais velha que eu 3 anos, quando me contou que, após completar os 65 anos de idade, tinha ido comprar o passe mensal para o comboio, e ao querer entregar o cartão de cidadão ao funcionário que a atendia, para que fizesse pr

EU E OS MEUS TÉNIS PARA QUASE TODAS AS OCASIÕES

  Preciso de uns ténis para todas as ocasiões, ou quase todas, é um pensamento que me ocorre, especialmente quando, por não os ter, tenho de usar sapatos de salto, que me fazem sofrer horrores nas ocasiões que a isso obrigam. Tenho ténis de várias formas e cores, mas faltam-me os tais. Aqueles que vês nas páginas de publicidade das revistas de moda, e que pensas que, um dia, se puderes, os vais comprar. É então que na minha última viagem a Lisboa, passo por uma sapataria, e vejo em destaque, exatamente os ténis com que venho a sonhar desde há muito. Paro de imediato, e procuro ler o preço que está num talão muito pequenino, como que meio envergonhado, junto do artigo pelo qual já me apaixonei. Por este preço nem pensar, só se estivesse doida, penso eu, e sigo em frente, apesar de a algum custo. Nos dias seguintes e porque o trajeto me faz passar diariamente pela mesma sapataria, vou vendo que eles continuam no mesmo sítio. Lindos de morrer… penso eu todos os dias. Mas, por aquele preço